Santa Cecília de Santa Cecília

Fone: 49 3244 2237
E-mail: paroquiasc@hotmail.com

Município de Santa Cecília

Tanto o município quanto a Paróquia recebem o mesmo nome: Santa Cecília. O município está situado na área dos chamados Campos Gerais de Curitiba, e há registros de sua existência desde os distantes anos de 1771 quando foi criado o posto de coleta de impostos na área que hoje é conhecida “Coletoria do Rio Correntes” ou atual “Coletoria Velha”, há relatos da passagem de tropeiros pelo local já desde 1732. Em 1855 o atual povoamento se chamava Pousinho, e depois Povinho, com cerca de 10 moradores.

Criação da Paróquia
Santa Cecília sempre teve forte ligação com a religiosidade, desde que seus primeiros habitantes aqui chegaram. No início do século XX a própria população levantou, por seus esforços, umas pequena Igreja, que serivu por muitos anos sua população.

A história da criação do  próprio município se confunde com a instalação da Paróquia. Santa Cecília pertencia à Paróquia Imaculada Conceição, de Curitibanos – Diocese de Lages, sob a direção dos Revmos. Srs. Padres Franciscanos, que, por tantos anos, com dedicação e sacrifícios, assistiram a estes fiéis, com visitas regulares, mas que demoravam um bom tempo, e que eram motivo de grande festa. Segundo relato de populares, a visita de um padre na época em que não havia Paróquia era motivo de verdadeira festa e comoção. Era o acontecimento.

No dia 18 de Março do ano de 1959, menos de um ano após a emancipação do município, Dom Daniel Hostin, OFM, Bispo Diocesano de Lages, por Decreto criou a Paróquia de Santa Cecília.

Em 1969 Caçador ganha sua Diocese, da qual a Paróquia de Santa Cecília passa a fazer parte.

Saiba mais sobre a Paróquia Santa Cecília, de Santa Cecília/SC, pelo site: Paróquia Ceciliense