Cristo Redentor de Caçador

Paróquia Cristo Redentor

A Paróquia Cristo Redentor foi criada no dia 02 de maio de 1972 e instalada no dia 14 de maio do mesmo ano. O bispo diocesano de Caçador na época era Dom Orlando Dotti.  Desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis – Catedral, a Paróquia passou a ser a comunidade de fé das inúmeras pessoas que chegavam ao bairro Berger e às proximidades, em busca de melhores condições de vida e oportunidades nas empresas do lugar. O primeiro pároco foi o Pe. Luiz Pierdoná.

Em tempos de recursos mais escassos, e muitas dificuldades, inúmeras pessoas, mulheres e homens, dedicaram seu esforço e trabalho para construir uma comunidade fé viva e atuante, sinal da presença encorajadora de Deus junto ao seu povo.

Inicialmente a comunidade se reunia no salão paroquial. Mais tarde, em 1978 iniciou-se a construção da atual Igreja Matriz. Essa construção contou com o apoio e a colaboração de toda a comunidade. Nessa época, os padres do PIME eram responsáveis pela Paróquia.

A fé, a coragem e a organização do povo e seus padres fizeram com que a Paróquia crescesse. Conta atualmente com 21 comunidades de fé. Diversas pastorais se organizaram nessas comunidades para testemunhar a boa nova do Reino de Deus. Assim, a catequese, as celebrações, os grupos de reflexão, a Cáritas, o Apostolado da Oração, a pastoral familiar, o Movimento Lareira, a pastoral da saúde, a infância missionária, entre outras pastorais, são expressões da fé do nosso povo em Jesus Cristo.

Com confiança nos lançamos para o futuro, testemunhando a alegria e compromisso da fé.  Muito ainda temos a fazer. Queremos continuar anunciando o evangelho da vida plena para todos, na certeza de que o Senhor está conosco. “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. (Mt 28,20)

Pároco: Pe. Valdir Leocir do Nascimento
– Pe. Rúben Dutra de Ávila