Home Paróquias de Arroio Trinta e Salto Veloso realizam explanação da CF 2018 junto a Câmara de Vereadores

Em comunhão com toda a Igreja no Brasil que durante o período Quaresmal realiza a Campanha da Fraternidade, a Paróquia Nossa Senhora dos Campos – Rainha da Oração de Arroio Trinta-SC e Macieira-SC e a Paróquia Santa Juliana de Salto Veloso-SC, realizaram junto ao poder legislativo municipal dos respectivos municípios, explanações referentes a temática da CF 2018.

Partindo do Objetivo Geral da CF 2018 que visa “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência”, as explanações realizadas buscaram ser fiéis ao texto-base que na metodologia VER-JULGAR-AGIR trata do tema da violência como uma triste realidade vivida e a partindo deste diagnóstico aponta possíveis atitudes para a superação da mesma.

A iniciativa da realização destas explanações em ambientes públicos surgiu de um apelo feito por leigos e leigas presentes nos estudos realizados nas referidas paróquias. De acordo com o que fora relatado nestes estudos, pouco se fala sobre a violência, a tal ponto que se chega a pensar que esta é uma realidade que não nos atinge.

A primeira explanação foi realizada pelo Diácono Eleandro Hüning (Vigário paroquial), no dia 21 de fevereiro em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores de Arroio Trinta. A segunda explanação também realizada pelo referido Diácono aconteceu no dia 28 de fevereiro, em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Salto Veloso. Por fim, no dia 05/03/2018 a explanação na Câmara Municipal do município de Macieira foi realizada pelo Pe. André Juliano de Souza (Adm. Paroquial).

Em ambas as explanações, contou-se com a presença muito expressiva de leigos e leigas da comunidade. Ademais, em todas as explanações falou-se que o compromisso de busca da superação da violência não se limita apenas aos cristãos católicos, mas deve ser um compromisso assumido por todo o ser humano e, assim sendo, é importante estabelecer diálogo e a realização de ações conjuntas com o envolvimento também de outras denominações religiosas.

Gostaríamos de agradecer a todas as lideranças da Paróquia Nossa Senhora dos Campos de Arroio Trinta e Macieira, e da Paróquia Santa Juliana de Salto Veloso que se fizeram presentes nestes momentos importantes. Firmamos o compromisso de seguirmos juntos, como Povo de Deus, criando entre nós uma cultura da paz na busca da superação da violência em todos os ambientes por onde ela se encontra.

Bruno Alves
Pelas Paróquias Nossa Senhora dos Campos e Santa Juliana