Nosso bispo

Dom Frei Severino Clasen – OFM

Dom Frei Severino Clasen, Bispo da diocese de Caçador

Em 6 de julho de 2011, sua Santidade o Papa Bento XVI nomeou Dom Severino Clasen, OFM, como o novo bispo da diocese de Caçador (SC). Dom Severino foi transferido da diocese de Araçuaí (MG), sendo o quinto bispo da Diocese de Caçador.

Ele nasceu em 1954, em Petrolândia (SC), foi ordenado padre em 1982 e bispo em 2005. Estudou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ). O bispo tem pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Além disso, foi coordenador do Departamento de Santuários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e fez parte do Conselho Diretor do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Na 49ª Assembleia Geral da CNBB,  dom Severino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, com um mandato de quatro anos.

Conheça um pouco mais sobre Dom Severino Clasen:

• Nasceu aos 10 de junho de 1954, Município de Petrolândia (SC), na localidade de Indaiá.
  • Seus pais: Ereneu Clasen e Joana Petry Clasen.
  • São 7 filhos do casal, sendo 3 homens e 4 mulheres, dos quais, o filho frade e duas irmãs são religiosas (Franciscanas de São José).
  • Em 1968, ingressou no Seminário São Francisco de Assis, Ituporanga (SC), onde cursou o ano de “admissão”, a 5 e a 6 séries do antigo primeiro grau, até o ano de 1970.
  • Em 1971 ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), onde cursou a 7 e a 8 séries e os três anos do 2 grau, até 1975.
  • Em 20. 01.1976 ingressou no noviciado da Ordem dos Frades Menores, em Rodeio (SC).
  • No final do noviciado, fez seus primeiros votos como frade franciscano, em 20.01.1977.
  • Nos anos de 1977 a 1982, cursou os estudos de Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ).
  • Em 18.04.1981 fez a profissão solene dos votos perpétuas, em Agudos (SP).
  • Em 13 09.1981 foi ordenado diácono, em S. João de Meriti (RJ), pelas mãos de Dom Mauro Morelli.
  • Em 10.07.1982 foi ordenado presbítero, em Ituporanga (SC), pelas mãos de Dom Tito Buss.

Ação Pastoral

• Em julho de 1982 recebeu sua primeira transferência para a paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Concórdia, SC, com o cargo de vigário paroquial, onde trabalhou até o final de 1985.
  • Nos anos de 1986 a 1988 foi guardião e pároco em Porto União, SC (Paróquia Nossa Senhora das Vitórias).
  • Nos anos de 1989 a 2000 coordenou a pastoral da Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição, residindo em São Paulo (SP).
  • Em 22.11.2000 foi nomeado Pároco e Reitor da Paróquia Santuário São Francisco, em São Paulo (SP).
  • Em 2002 foi eleito coordenador de Pastoral do Setor Catedral da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo.
  • Em fevereiro de 2005 foi reeleito na mesma função para mais dois anos.
  • De 2002 a 2005, foi o coordenador do Departamento de Santuários da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.
  • De 2002 a 2005, participou do Conselho Diretor do SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade) do Convento de São Francisco em São Paulo.
  • Em maio 2005, torna-se o primeiro bispo nomeado pelo Papa Bento XVI.
  • Em 25 de junho de 2005, foi ordenado bispo por Dom Lorenzo Baldisseri.
  • Em 10 de julho de 2005, tomou posse na Diocese de Araçuaí (MG).
  • Em 04 de setembro de 2011, tomou posse na Diocese de Caçador (SC).

Outras Atividades

• Em julho de 1990 fez a experiência de Assis”. Período sabático de estudo reflexão e convivência a partir das Fontes Franciscanas, promovida pela Ordem dos Frades Menores, em Assis, Itália.
  • Em janeiro de 1997 fez a Experiência de Jerusalém”, período sabático na Terra Santa (Israel), de estudo, reflexão e vivência a partir da Sagrada Escritura.
  • Como membro da coordenação da Pastoral Vocacional da FFB (Família Franciscana do Brasil), anualmente participou dos cursos e assembléias, no Secretariado Nacional da FFB, em Petrópolis, RJ, nos anos de 1992 a 2000.
  • Em março de 1996 fez o Curso para Formadores no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis, RJ.
  • Em 1998 a 1999, fez o Curso de Introdução à Programação Neurolinguística, promovido pelos religiosos do Instituto do S.C. de Jesus, Bauru, SP.
  • Em 2003 e 2004 fez pós-graduação em Administração para a Organização do Terceiro Setor na GV (Fundação Getúlio Vargas) em São Paulo, SP.
  • Em 2003 e 2004 participou de cursos e encontros de Formação junto ao Centro de Voluntariado de São Paulo.
  • Nos 12 anos em que coordenou o trabalho de animação vocacional na sua província, percorreu inúmeras vezes, todas as fraternidades, paróquias, colégios e comunidades além dos cinco estados da Província da Imaculada Conceição, promovendo encontros, reuniões, cursos e celebrações.
  • Por ocasião das celebrações de profissões solenes, de ordenações diaconais e sacerdotais, organizou e coordenou semanas missionárias nas comunidades.
  • Desenvolveu intensa atividade junto às congregações franciscanas, sobretudo femininas, também no campo da formação e da animação vocacional tanto em âmbito nacional (FFB) como em âmbito regional (FFB-SP).
  • Dedicou particular atenção e trabalho junto às fraternidades e formadoras da Ordem Franciscana Secular, sobretudo no Regional-SP.
  • No âmbito da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), que congrega 11 entidades da OFM, trabalhou com os demais formadores e animadores vocacionais franciscanos, sobretudo na produção de subsídios e vídeos vocacionais, também para a FFB.

Dom Luiz Carlos Eccel

DomLuizEccelDom  Luiz Carlos Eccel, bispo emérito da Diocese de Caçador.

Filho de Luiz e Elly Eccel, nasceu na cidade  de Brusque -SC em 18 de novembro de 1959. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 30 de junho de 1979, em Brusque, sendo eleito Bispo da diocese de Caçador em 18 de novembro de 1998 e ocorrendo a sagração episcopal em 7 de fevereiro de 1999, na cidade de Caçador.