Palavra do Bispo

Mensagem do bispo para o mês de setembro

setembro 11, 2017 by diocesedecacador in Palavra do Bispo with 0 Comments

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (Mt 14,27)

Obedientes à Palavra de Deus, iniciamos o mês de setembro, reverenciando e valorizando muito mais a Sagrada Escritura, mês da Bíblia.

Muito se fala e pouco se sabe. Eis a palavra sábia para buscarmos na Sagrada Escritura a verdadeira sabedoria que nos tira da ignorância e das confusões na vida.

Jesus Cristo instrui os discípulos a acreditarem neles mesmos, a serem pessoas de fé e determinados a levar adianta a sua mensagem até as últimas consequências. É da Sagrada Escritura que buscamos a sabedoria e a coragem para enfrentar as contrariedades da vida.

No monte Horeb, a Palavra de Deus foi dirigida a Elias e ele degusta a suavidade do encontro com o Senhor (1Rs 19,7-15). O anjo prepara o encontro com Deus. Neste mês primaveril, deixemos a Palavra de Deus despontar em nossa vida e apreciemos como o Senhor age em nós quando preparamos nosso coração e nossa mente para ouvi-lo e segui-lo no dia a dia. Não deixemos que o barulho existencial nos atrapalhe para que o bem maior e a riqueza imensurável não seja abafada em nós mesmos.

Meditando a Palavra de Deus temos condições de nos prepararmos bem para as grandes tarefas na vida familiar, profissional, estudantil e, como cristãos, animando e participando da comunidade eclesial. A sociedade se transforma quando nossos corações, obedientes à Palavra de Deus, se deixam conduzir pela sua presença em nossas vidas.

Início de setembro, dia 7, temos o grito dos excluídos. Nossa voz faz vibrar para que a justiça que brota de Deus seja ouvida, para implantarmos uma pátria sem males e obediente à palavra de Deus. Gritar pela paz, construir relações de fraternidade, construir uma nação justa, eliminar a corrupção, o desvio e a sonegação. O grito dos profetas ecoa em nossos dias um não à opressão e à prepotência de governos corruptos e ilegítimos, que se colocam a serviço de minorias exploradoras e sugadoras do trabalho dos cidadãos.

Além do grito dos excluídos temos a Romaria da Terra e das Águas em, Tubarão, SC. Nós também iremos lá. Será um dia de conscientização e conhecimento dos rumos que estamos caminhando e do mundo que estamos construindo. Nossa fé em Jesus Cristo cobra de nós confiança em nós mesmos e não nos deixa amarrar pelo sistema opressor e explorador que suga da mãe natureza suas potencialidades, que busca o lucro indiscriminado e destruidor, colocando à margem a vida do planeta e os seres humanos feitos à imagem e semelhança de Deus. O Senhor, conforme o Gênesis (1,28), deu ao ser humano a capacidade de dominar a terra e todas as suas criaturas mas não o autorizou a destruir e aniquilar a vida em nome de um desenvolvimento enganador.

Os grupos de Amigos de Jesus, que haveremos de formar em breve, nos ajudarão a criar consciência e participação na defesa da justiça, no amor e na alegria de acolher e cuidar de todas as criaturas. Não podemos cruzar os braços e esperar para ver o que vai dar. Estaremos com essa atitude afundando a nação, a vida, a dignidade e tirando o direito de sermos cidadãos livres, responsáveis e construtores da paz e do bem maior.

A Palavra de Deus deve nos orientar, pois em Deus está o caminho a ser trilhado e conquistado, construindo relações entre nós que ajudam a vida a ser reconhecida e considerada como o maior dom que temos neste mundo.

A participação na formação, o crescimento da conscientização e a ação transformadora nos tiram da acomodação e da preguiça nos fazem protagonistas na construção de um mundo novo.

Que a busca da leitura sagrada nos encha de entusiasmo e não nos amedrontemos com as exigências que o Senhor nos fará, pois, Deus nunca cobra de nós o impossível. Ele é o impossível. Para nós é possível seguir sua inspiração e assim fazer crescer em nós o desejo de sermos verdadeiramente amigos de Jesus.

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador