Palavra do Bispo

Mensagem do bispo para o mês de outubro

setembro 29, 2017 by diocesedecacador in Palavra do Bispo with 0 Comments

A vida é uma missão.

Estamos anunciando o início dos tempos áureos da criação da Diocese de Caçador. São cinquenta anos de testemunho da alegria, de esperança e de lágrimas quando a vida foi dissecada na sociedade. Muitas conquistas e alegrias devem ser lembradas para que o bem seja sempre promulgado a tristeza não mancha a história de nossa querida gente da Diocese. Sempre foi e continua sendo terra de missão. Fazemos missões nessa terra de linda gente e enviamos missionários para outros lugares, porque aqui cultivamos uma linda cultura e cuidamos da natureza que é pródiga e exuberante.

“A missão é o máximo desafio, é a primeira de todas as causas, é paradigma de toda a vida da Igreja. Não podemos ficar tranquilos no templo, nem dizer: “foi sempre assim”. A vida é uma missão. Motivados pelas orientações do Papa Francisco que convoca para uma “Igreja em saída”, os cristãos leigos evangelizarão com ardor, dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Não terão medo de se sujar com a lama da estrada” (Doc. CNBB 105, n.173). Encontramos com prazer cristãos alegres, com vida de fé exemplar e que buscam fortalecer a ação evangelizadora na Diocese de Caçador porque tem a graça e a força de Deus no coração.

Estamos anunciando um novo tempo para reforçar o desejo de educar para a vida. Essa é nossa meta, cuidar e acolher toda a forma de vida que revela o sinal da presença de Deus entre nós. Às pastorais e aos movimentos eclesiais, desejo ardentemente que carreguem o sinal vivo e atraente de cuidar e proteger a vida que está em nós e na natureza que é dom de Deus.

A semana da vida (14 a 21/09) nos desafiou a olharmos com carinho para a vida desde a sua origem. Alguns ficam justificando que “até nascer ainda não é vida” e por isso pode ser descartada. Isso mostra a fragilidade e a perversidade das ideologias que destroem a sensibilidade e a natureza do cuidado e da proteção, enaltecendo a vaidade, o desprezo e o descuido pela vida. Nossa missão e a nossa meta é promover uma sensibilidade religiosa capaz de construir uma Igreja viva e vibrante na Diocese de Caçador.

Iniciamos o mês missionário com a presença repleta de padres, cristãos leigos e leigas e religiosas participando do anúncio do ano Jubilar e a feliz ordenação diaconal dos seminaristas Eleandro e Edimar, na Catedral de Caçador. Novas vocações, novo vigor surgindo e fortalecendo a missão nessa Diocese. Afirma o Papa Francisco: “No ardor missionário a missão não é apenas uma parte da nossa vida, não é um apêndice ou um momento. É algo que não podemos arrancar de nós mesmos. Portanto, cada cristão pode dizer: “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (idem n. 174). Com essa consciência, queremos fortalecer a dimensão missionária, onde os cristãos leigos e leigas, os religiosos e os sacerdotes tenham a alegria de serem missionários. A grande missão é cada vez mais exigente e urgente, cuidar e proteger a vida. Peçamos ao bom Deus que fortaleça a vocação dos líderes dessa querida Diocese para que a Alegria do Evangelho atinja os corações de toda a gente que busca a salvação.

Que Nossa Senhora Aparecida, mãe amável e cheia de vigor e ternura, seja sempre a figura forte que constantemente aponta para a missão deixada pelo seu Filho Jesus, ao qual devemos ser fieis e perseverantes. Maria, é sempre a figura da Igreja. Ela precede todos os caminhos rumo à santidade. Não podemos imaginar a nossa Igreja sem a presença da mãe. Ela acolhe e protege, cuida e fortalece, salva e anima todos os filhos e filhas na busca da felicidade.

Valorizemos as orações populares, como a recitação do terço que une e aproxima as pessoas na família e nas comunidades de fé, deixando-se encher do vigor humanitário que reconstrói a sociedade desestruturada pelo abandono de Deus.

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador