Palavra do Bispo

Mensagem do bispo para o mês de novembro

novembro 3, 2017 by diocesedecacador in Palavra do Bispo with 0 Comments

“Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

Iniciamos o mês de novembro invocando os santos e santas da Igreja, no intuito de expressar em nossa vida o desejo de buscar a santidade. O processo da vida que se movimento na procura de ajustar os passos para ser bom, fraterno e reconciliador, torna as pessoas aptas para serem discípulas missionárias do Senhor. Temos uma multidão de pessoas que conseguiram essa proeza e são admiradas em todo o mundo.

No dia de finados lembramos, com saudades, das pessoas queridas que já partiram. É próprio da cultura ocidental lembrar, homenagear e rezar pelos falecidos. A força da oração agrada a Deus, sensibiliza o coração, tornando-os agradáveis na convivência familiar e na sociedade. A compreensão desse processo que cultua os mortos, silencia no fundo da alma, pois se confessa impotente diante do mistério da morte e da vida. Mas, Jesus Cristo veio a este mundo para desmistificar a morte e anunciar a verdade sobre a ressurreição e a vida eterna.

Todos os batizados são introduzidos na vida para construir com espírito alegre e fraterno as boas relações entre nós.

Com esse espírito queremos iniciar o Ano Nacional do Laicato é, na Solenidade de Cristo Rei, dia 26 de novembro, até dia 27 de novembro de 2018.

O objetivo do Ano Nacional do Laicato é: “Como Igreja Povo de Deus: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Os bispos do Brasil incentivam, em todo o Brasil, que se realize o Ano Nacional do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). Terá como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. (CNBB 105, 275).

Com esse espirito, convocamos todos os batizados para participarem ativamente das programações, e se comprometerem na animação das pastorais, dos movimentos na Igreja e, sobretudo, serem fermento do Evangelho na sociedade. O mundo precisa desse fermento para recuperar o espaço perdido e curar as relações machucadas e dominadas pelo poder do mal que destrói vidas, fere as pessoas, sobretudo as mais frágeis e pobres. O olhar com amor e misericórdia para as pessoas ameaçadas na sua dignidade é dever de todos os cristãos, pois diz Jesus: “estive com fome e me deste de comer”. (Mt 25,35).

O olhar compassivo e com ternura abranda o vício, o ódio, a raiva, a opressão, a violência e converte os corações na brandura da acolhida e do cuidado, devolvendo a dignidade e a alegria do bem viver.

Sugerimos algumas ações para o Ano Nacional do Laicato, que possam ajudar a recriar um mundo novo:

– Promover eventos para marcar a abertura do Ano Nacional do Laicato, bem como seminários temáticos nas comunidades, paróquias e na Diocese;

– Adquirir subsídios e reflexões para as celebrações, catequese e comunicações;

– Conclamar toda a Igreja no Brasil: regionais, dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos, as diferentes expressões laicais e os organismos de comunhão do povo de Deus, na realização do Ano Nacional do Laicato;

– Despertar e motivar iniciativas dos ministros ordenados, da vida consagrada e do laicato na realização desse Ano;

– Dialogar com os diferentes sujeitos da sociedade, promovendo a cultura do encontro e o cuidado com a vida e o bem comum, na esperança de que outro mundo é possível;

– Envolver os meios de comunicação social nas atividades programadas para o Ano Nacional do Laicato.

Que seja um ano de graças e de bênçãos para todo o povo das nossas 25 paróquias. Quando chegarmos na eminência de concluir o Ano Nacional do Laicato, iniciaremos o Ano Jubilar da Diocese de Caçador.

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador