Palavra do Bispo

Mensagem do bispo para o mês de agosto

agosto 3, 2017 by diocesedecacador in Palavra do Bispo with 0 Comments

Vós sois de Cristo e Cristo é de Deus (1Cor 3,23)

A conversão do Apóstolo Paulo é uma bela referência para refletirmos sobre a vocação. Há chamado porque tem resposta. Não existe chamado sem resposta. Somos criaturas amadas por Deus. A resposta ao amor de Deus que nos criou é fazer a sua vontade. Portanto, somos chamados a reproduzir amor entre nós e amor a Deus. O Salmista reza: “Ficai sabendo que o Senhor é Deus; Ele nos fez e somos seus, seu povo e seu rebanho.” (Sl 100/99,3). O ser humano se completa quando se deixa conduzir pelo Espírito Santo que renova todo o seu ser, o seu agir, a sua relação com todas as criaturas.

E o salmista continua conferindo a origem desse amor de Deus por nós: “Pois o Senhor escolheu para si Jacó, fez de Israel sua posse” (Sl 135/134,4).

O mês de agosto se caracteriza pelo mês vocacional. Estamos comemorando 20 anos de circulação do Jornal “Fonte”, instrumento que aprimora a vocação cristã e os serviços para implementar a Alegria do Evangelho na vida das pessoas de boa vontade em toda a Diocese. Muitas reflexões foram feitas sobre todas as vocações. Deus nos chama para a felicidade, mas nossa missão é trilhar os caminhos apontados pelo Evangelho e construir a felicidade no dia a dia. Perdendo a essência da relação entre o divino e o humano, a vida se atrapalha e não conquistamos a felicidade.

Jesus Cristo, o Verbo Divino, nos convoca a seguirmos sua mensagem de afeto e de amor. O grande amor revelado por Deus no Antigo Testamento é encarnado por Jesus Cristo que nos convoca diariamente, pedindo para termos confiança nele, amando-o “de todo o coração, com toda a mente e com toda a força” (Mc 12,33). Em todas as semanas do mês de agosto deveríamos nos ocupar com uma vocação específica. Valorizar as opções de todas as pessoas e entender que ninguém fica ausente do amor de Deus que nos convoca para uma missão. A família, o primeiro ambiente da vida, é o espaço mais sagrado onde Deus se faz morada e habita entre nós. Na família que se abre para Deus tudo dá certo e a alegria toma conta dos pais e filhos. A comunidade de fé, é o espaço ampliado onde podemos nos sentir chamados e curvados diante da misericórdia e bondade de Deus. Ele nos chama para dar sabor à vida através do seguimento de seu Filho Jesus e implantar na comunidade o espírito bom que gera justiça, afabilidade, amor e ternura. Espaço privilegiado para refletir sobre o chamado à vida consagrada, vocação diaconal, sacerdotal, os ministérios ordenados e de vida consagrada. Jesus nos motiva a pedir ao Senhor da messe que mande trabalhadores para sua colheita (Lc 10,2). Abertos para a grandeza da missão nesse mundo, descobrimos que Deus toma iniciativa e chama. Nossa postura é de obediência, de escuta, descobri que de fato Deus espera e conta conosco. O mundo precisa de Deus. Cabe às pessoas de boa vontade descobrir suas potencialidades e lançar-se sem medo a apascentar o rebanho do Senhor.

Que nos interessemos em seguir as orientações da Diocese, incrementando as pastorais, os movimentos e associações para que o nosso caminhar seja de encontro e com o plano de Deus que chama e nos conduz para humanizar e espiritualizar o mundo.

A apresentação do Plano Diocesano de Pastoral deve ter animado nossas paróquias e comunidades para nos sentirmos participantes da vocação à santidade que o Batismo nos confere.

Sigamos cultivando o espírito de oração, meditação, para formar os grupos de amigos de Jesus e responder ao chamado de Deus para a santificação, caminho seguro para a nossa felicidade.

Que Maria Santíssima nos alerte para que sigamos o chamado do mestre Jesus e nossas ações e testemunho de cristãos supere o ódio, o rancor, os vícios e a corrupção.

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador