Home Mensagem do bispo para o mês de abril

Mensagem do bispo para o mês de abril

“Buscai as coisas do alto, se de fato ressuscitastes com Cristo”

Iniciamos o mês de abril proclamando a ressurreição de Cristo. Esta é a razão da nossa fé e esperança. Procuramos o sentido da vida, razão para viver e queremos viver com dignidade. Eis o caminho a ser trilhado. Vencendo os obstáculos existenciais, aceitando a mensagem do Evangelho na nossa vida estamos nos abastecendo do verdadeiro sentido da mensagem de Jesus Cristo. Não podemos querer um cristianismo sem cruz e sem carne. Jesus venceu a morte de cruz para que nós nos esforcemos na vida para não nos deixarmos abater pelo desânimo, na busca constante do bem, construindo relações fraternas com todos os nossos semelhantes.

A festa da Páscoa é a vitória que Jesus nos oferece para que com Ele também abracemos a cruz e vençamos as fraquezas e obstáculos da vida. A vitória do Ressuscitado é o estímulo para vencermos toda a forma de violência e deixarmos que o bom Espírito nos conduz na Igreja e na sociedade, sendo sal da terra e luz do mundo. A Páscoa, no Ano Nacional do Laicato, haverá de atualizar, arejar e encorajar os cristãos leigos e leigas na edificação de relações fraternas entre nós, abandonando os vícios, a sede do poder destruidor e toda a forma de privilégio e injustiça, a começar na própria família. Não podemos imaginar uma família cristã que não se apega à mensagem de Jesus Cristo que ressuscitou e venceu a calúnia e toda a forma de perseguição. O amor revelado no alto da cruz é o combustível para nós cristãos enfrentarmos as fraquezas nesse mundo e alimentarmos a unidade, que é a força do amor e da justiça. A revista Vida Pastoral, de março-abril de 2018, diz que “o relato da ressurreição, ao focalizar Pedro e o discípulo amado, dá-nos importantes pistas para balizar nossa experiência de Páscoa: não se chega à fé na ressurreição sem três ingredientes básicos. Estes ingredientes estão relacionados à pessoa do discípulo amado e a Maria Madalena. O amor é o primeiro ingrediente: tanto o discípulo amado quanto Maria Madalena fazem a experiência do amor ao Mestre, o qual, para Pedro, será mais tarde. O segundo ingrediente é a comunidade: Pedro precisa do anúncio de Madalena e da guia do seu companheiro de corrida, que o introduz ao sepulcro e no contato com os sinais; por fim, a compreensão das Escritura será sempre a chave última para acessar a ressurreição”! (p. 53-54).

Com essas indicações, nos movimentemos nas ações pastorais nesse mês pascal e invoquemos as luzes do Espírito Santo pelo êxito da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em unidade com o Papa Francisco e com os pastores que nos guiam em nossas Igrejas particulares. É indispensável que no dia a dia, participemos da vida de oração, do alimento dos sacramentos, animando as pastorais e formando os grupos de amigos de Jesus para crescermos na espiritualidade cristã. Assim, saberemos o quanto é importante participar dos grupos de reflexão, das pastorais, dos movimentos e da eucaristia dominical, para estarmos em comunhão com o Cristo que deu sua vida por nós e que nos ensina o caminho da nossa vida nele, pois, com ele vamos ressuscitar um dia.

Não desanimemos e muito menos desviemos a nossa conduta e o nosso caminhar na fé e navida espiritual, para que o Ano do Laicato nos coloque na dinâmica do Reino de Deus, que deve transformar o mundo e, que a Igreja seja sinal e sacramento da presença de Deus entre nós.

Que o Espírito de Deus nos guie e nos ilumine no anuncio de Jesus Cristo que ressuscitou e está vivo entre nós. Sejamos fiéis a Ele!

Que a Mãe de Jesus nos proteja com seu manto sagrado, para vivermos fiéis a Ele em todos os momentos da nossa Igreja diocesana, em comunhão com o Papa Francisco e seguindo as orientações dos Bispos do Brasil.

Dom Frei Severino Clasen, ofm
Bispo Diocesano de Caçador