Histórico

A Diocese de Caçador foi criada no dia 23 de novembro de 1968, pelo Papa Paulo VI. O território foi desmembrado da Diocese de Lages.

No dia 12 de março de 1969, foi nomeado o primeiro bispo, Dom Orlando Dotti, iniciando o exercício do ministério na Diocese, em 29 de junho de 1969. Dom Oneres Marchiori o sucedeu, tomando posse no dia 1° de março de 1977. O 3° bispo da Diocese de Caçador, foi Dom Luiz Colussi. Ele iniciou seu pastoreio no dia 05 de fevereiro de 1984 e o exerceu até 04 de dezembro de 1996, quando faleceu. De 09 de dezembro de 1996 a 18 de novembro de 1998, a Diocese foi governada pelo Administrador Diocesano Pe. Luiz Carlos Eccel, que foi nomeado bispo, iniciou o ministério episcopal no dia 07 de fevereiro de 1999, com a sagração, em Caçador.

Nestes anos de caminhada da Diocese foram muitos os acontecimentos que deixaram marcas na memória do nosso povo. Entre eles, destacamos alguns, a seguir:

A 1ª e a 2ª Romarias da Terra, respectivamente em 1986, no município de Fraiburgo, com o tema “Terra e Contestado”, e o lema “Da luta pela terra brota a vida” e, em 1987, em Papanduva, com o tema “Terra” e o lema “Terra de Deus direito dos trabalhadores: Ninguém mais viverá do suor alheio”. Com a preocupação de apoiar e fortalecer a luta e a vida dos agricultores, a Diocese criou o CEPAGRI (Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores Rurais), no ano de 1987.

Em 1996, novamente acolhíamos a Romaria da Terra, em Fraiburgo, com o tema “Terra e Política” e o lema “Justiça e Paz para a nação com terra, trabalho e pão”. Em 2005, pela 4ª vez, a Diocese foi palco da Romaria da Terra e da Água, em sua 19ª edição, na cidade de Caçador, com o tema “Sementes” e o lema “Semear a boa semente” (Mt 13,24).

Nossa Diocese sempre se preocupou com a formação dos futuros presbíteros. Para isso foi criado o Seminário Menor (1978) e o Propedêutico (1992), localizados em Caçador. Os seminaristas de Filosofia estudam em Brusque desde 1982, residindo no SEFISC (Seminário Filosófico de Santa Catarina), juntamente com outras dioceses do Regional Sul IV, da CNBB. O Curso de Teologia é ministrado em Florianópolis, no ITESC (Instituto de Teologia de Santa Catarina), onde grande parte das Dioceses do Regional Sul IV estão presentes. O Seminário Teológico São José iniciou suas atividades em 1º de maio de 1989.

Em 1991, nossa Diocese foi sede, no município de Caçador, do 6º Encontro Estadual das CEB?s. Este encontro teve como tema “CEBs Caminho de Libertação das Culturas Oprimidas”. Participantes de todas as dioceses do Regional se fizeram presentes em momento importante da caminhada das CEBs, no Estado.

A Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora de Fátima, Mãe dos Pobres, recebeu um local em sua honra, um Santuário. Toda esta movimentação teve início, em 1992, com a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima a todas as comunidades da Diocese. O Decreto de criação do Santuário foi assinado por Dom Luiz Colussi, em 1993.

Em 2004, em comemoração aos 100 anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida e aos 35 anos da criação da Diocese, aconteceu no Parque das Araucárias, em Caçador, a Concentração Diocesana, com a visita da réplica de Nossa Senhora Aparecida.

Fizemos a memória destes acontecimentos e sabemos que muitos outros estão registrados na vida das pessoas de fé e na história dos que fazem parte de nossa Diocese.