Dom Frei Severino Clasen destaca Visita Pastoral em Papanduva

junho 10, 2012 by diocesedecacador in Destaque with 0 Comments

Atendendo ao pedido do pároco padre Valcir da paróquia de São Sebastião de Papanduva, o bispo diocesano, fez a visita pastoral nesta paróquia nos dias 1 a 5 de junho. Nos primeiros dias contamos com a presença do Chanceler da Diocese, o diácono Everaldo. Tivemos uma média de três celebrações por dia para atender as comunidades da paróquia. Naturalmente, não conseguimos visitar todas as comunidades, mas todas tiveram a oportunidade de se encontrar com o bispo participando nas comunidades vizinhas. Nas missas o bispo destacou as mensagens do Evangelho do dia fortalecendo a fé e a esperança do povo. Após a missa encontro com as lideranças da comunidade. Momento ímpar para responder questionamentos, dúvidas, incertezas e fomentar ânimo e entusiasmo na vida eclesial.

Dom Severino sendo recebido em uma comunidade na paróquia São Sebastião, em Papanduva

É importante destacar que as lideranças não podem permanecer eternas nas funções. A rotatividade de lideranças rejuvenesce a comunidade e favorece a criatividade e zelo por todos os ministérios dos leigos nas nossas comunidades de fé. Elogiável o entusiasmo do padre Valcir que tem o apoio do padre Antônio e padre Gabriel, insistindo na formação dos ministérios leigos. Os mais diversos serviços fortalecem a missão dos leigos e leigas na vida eclesial.

Sem dúvida, foram dias de intenso trabalho, forte convivência e celebrações muito bem preparadas e executadas. O povo das comunidades dessa paróquia, cultiva o espírito de oração, sentido de comunidade e amor a Igreja. Apesar das chuvas constantes, a recepção preparada por cada comunidade, o entusiasmo das crianças, a alegria de tantos adolescentes e jovens que fizeram a crisma e a satisfação de tantos em ver o bispo em sua comunidade pela primeira vez, foram momentos de emoção e entusiasmo.

Parabenizo os padres, as lideranças e o povo em geral da paróquia e senti o carinho e ternura dessa querida gente. Que Deus abençoe e conservem fiéis no exercício da ação missionária, pois, com certeza, encontrei muitos discípulos missionários de Jesus em todas as comunidades.

Que Nossa Senhora, a Mãe Rainha, que também chegou e visitou a comunidade da cidade, abençoe e proteja a todos e que todos tenha muita saúde, paz, e prosperidade.

Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo diocesano de Caçador