Home Dom Frei Severino Clasen destaca Visita Pastoral em Papanduva

Dom Frei Severino Clasen destaca Visita Pastoral em Papanduva

Atendendo ao pedido do pároco padre Valcir da paróquia de São Sebastião de Papanduva, o bispo diocesano, fez a visita pastoral nesta paróquia nos dias 1 a 5 de junho. Nos primeiros dias contamos com a presença do Chanceler da Diocese, o diácono Everaldo. Tivemos uma média de três celebrações por dia para atender as comunidades da paróquia. Naturalmente, não conseguimos visitar todas as comunidades, mas todas tiveram a oportunidade de se encontrar com o bispo participando nas comunidades vizinhas. Nas missas o bispo destacou as mensagens do Evangelho do dia fortalecendo a fé e a esperança do povo. Após a missa encontro com as lideranças da comunidade. Momento ímpar para responder questionamentos, dúvidas, incertezas e fomentar ânimo e entusiasmo na vida eclesial.

Dom Severino sendo recebido em uma comunidade na paróquia São Sebastião, em Papanduva

É importante destacar que as lideranças não podem permanecer eternas nas funções. A rotatividade de lideranças rejuvenesce a comunidade e favorece a criatividade e zelo por todos os ministérios dos leigos nas nossas comunidades de fé. Elogiável o entusiasmo do padre Valcir que tem o apoio do padre Antônio e padre Gabriel, insistindo na formação dos ministérios leigos. Os mais diversos serviços fortalecem a missão dos leigos e leigas na vida eclesial.

Sem dúvida, foram dias de intenso trabalho, forte convivência e celebrações muito bem preparadas e executadas. O povo das comunidades dessa paróquia, cultiva o espírito de oração, sentido de comunidade e amor a Igreja. Apesar das chuvas constantes, a recepção preparada por cada comunidade, o entusiasmo das crianças, a alegria de tantos adolescentes e jovens que fizeram a crisma e a satisfação de tantos em ver o bispo em sua comunidade pela primeira vez, foram momentos de emoção e entusiasmo.

Parabenizo os padres, as lideranças e o povo em geral da paróquia e senti o carinho e ternura dessa querida gente. Que Deus abençoe e conservem fiéis no exercício da ação missionária, pois, com certeza, encontrei muitos discípulos missionários de Jesus em todas as comunidades.

Que Nossa Senhora, a Mãe Rainha, que também chegou e visitou a comunidade da cidade, abençoe e proteja a todos e que todos tenha muita saúde, paz, e prosperidade.

Dom Frei Severino Clasen, OFM
Bispo diocesano de Caçador