Democracia participativa é discutida no Seminário de Políticas Públicas

julho 31, 2017 by diocesedecacador in Destaque with 0 Comments

Seminário de Políticas Públicas

O Fórum das Pastorais Sociais da Diocese de Caçador promoveu na última quinta-feira (27) o 3° Seminário de Políticas Públicas e Controle Social, na Câmara de Vereadores de Caçador.

Aproximadamente 100 pessoas, entre agentes comunitários, membros de conselhos, agentes pastorais, professores, universitários, gestores públicos e profissionais da área de toda região participaram do encontro que destacou o fortalecimento das políticas públicas.

O evento buscou ainda qualificar a atuação dos conselheiros nos diversos Conselhos e discutir no papel da sociedade civil no exercício da democratização da gestão pública.

Professor Dr. Elson Manoel, assessor do encontro, em sua conferência, trabalhou sobre o aprimoramento da democracia. “A democracia representativa mostra hoje muitas deficiências, não só no Brasil, mas o mundo inteiro está questionando os seus limites e o mundo está procurando novas formas de aprimorar a democracia. Temos algumas iniciativas no mundo em que a democracia participativa tem demonstrado maneiras de mudança e aprimoramento.

O assessor abordou também a crise da democracia representativa e a necessidade de melhorá-la, bem como o papel dos conselhos nessa democracia. Ao mesmo tempo abordou como se elabora e controla uma política pública. “Essa formação é um dos elementos fundamentais do controle social principalmente para os conselheiros, pois é preparatória para entrar em possíveis debates com propriedade com os técnicos e políticos”, enfatizou.

Juliana Rodrigues
Pastoral da Comunicação