Home Catequistas de Porto União participam de Congresso Paroquial

Catequistas de Porto União participam de Congresso Paroquial

Encontro Catequistas (1)A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União promoveu no sábado, 06, o 1º Congresso Paroquial dos Catequistas. Na programação do dia os catequistas participaram de momentos espirituais, vivências e jogos cooperativos.  O congresso foi organizado pela equipe de coordenação paroquial da catequese com a presença e colaboração dos padres Ederson Iarochevski e Paulo Posonski.

Durante a manhã o padre Marcio Martins Rosa, assessor eclesiástico para o Serviço de Animação Bíblico Catequético na Diocese de Caçador, e Regiane Freire da equipe de coordenação para o Serviço de Animação Bíblico Catequético na Diocese, conduziram as atividades.

“Trabalhamos sobre a iniciação a vida cristã, um recente documento reformulado pela igreja recentemente para atingir as novas gerações com novos métodos para a transmissão da fé, nesse contexto de mudança de época”, explica o Padre Márcio.

Segundo ele, a comunidade eclesial assume um novo papel de ser casa de iniciação a vida cristã para que a comunidade crie maneiras de acompanhar as pessoas em seu processo de descobrir a fé. “Foi o tempo em que a catequese servia de um complemento doutrinal com base na vivência familiar, hoje o papel dos catequistas é o de contribuir para que as crianças façam uma experiência de fé verdadeira e intensa”, afirma.

Encontro Catequistas2A coordenadora Regiane reforça sobre essa ideia. “O objetivo nas formações é trabalharmos as vivências, trazendo de maneira forte a experiência de Jesus, a partir de celebrações. Queremos que a nossa catequese seja mais vivencial”, coloca. “A nova metodologia é desafiadora, mas a partir dos encontros, os catequistas estão se motivando e consequentemente motivando toda a comunidade, fundamentando mais a fé de todos”, diz Regiane.

No período da tarde, a programação foi coordenada pela educadora física Cristiane Oliveira, que apresentou os jogos cooperativos.  “Trouxemos atividades dinâmicas, jogos e danças para mostrar que é possível acabar com a cultura da competição, do individualismo, e trazer valores cristãos de respeito, de ajuda mútua, do trabalho em equipe, aliando essas ferramentas a catequese”, explica Regiane.

Ela encerra falando sobre a importância de ser o exemplo para a comunidade. “A gente ser cristão não é só aqui dentro da igreja, precisamos ser um exemplo lá fora e esse grande desafio é a gente sair de si, reconhecendo quem a gente é e ser para o outro também”, desafiou.

No encontro os participantes tiveram almoço e partilharam alimentos preparados em suas comunidades.

Camila Godoi
Pastoral da Comunicação