Catequistas de Porto União participam de Congresso Paroquial

maio 11, 2017 by diocesedecacador in Notícias with 0 Comments

Encontro Catequistas (1)A Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Porto União promoveu no sábado, 06, o 1º Congresso Paroquial dos Catequistas. Na programação do dia os catequistas participaram de momentos espirituais, vivências e jogos cooperativos.  O congresso foi organizado pela equipe de coordenação paroquial da catequese com a presença e colaboração dos padres Ederson Iarochevski e Paulo Posonski.

Durante a manhã o padre Marcio Martins Rosa, assessor eclesiástico para o Serviço de Animação Bíblico Catequético na Diocese de Caçador, e Regiane Freire da equipe de coordenação para o Serviço de Animação Bíblico Catequético na Diocese, conduziram as atividades.

“Trabalhamos sobre a iniciação a vida cristã, um recente documento reformulado pela igreja recentemente para atingir as novas gerações com novos métodos para a transmissão da fé, nesse contexto de mudança de época”, explica o Padre Márcio.

Segundo ele, a comunidade eclesial assume um novo papel de ser casa de iniciação a vida cristã para que a comunidade crie maneiras de acompanhar as pessoas em seu processo de descobrir a fé. “Foi o tempo em que a catequese servia de um complemento doutrinal com base na vivência familiar, hoje o papel dos catequistas é o de contribuir para que as crianças façam uma experiência de fé verdadeira e intensa”, afirma.

Encontro Catequistas2A coordenadora Regiane reforça sobre essa ideia. “O objetivo nas formações é trabalharmos as vivências, trazendo de maneira forte a experiência de Jesus, a partir de celebrações. Queremos que a nossa catequese seja mais vivencial”, coloca. “A nova metodologia é desafiadora, mas a partir dos encontros, os catequistas estão se motivando e consequentemente motivando toda a comunidade, fundamentando mais a fé de todos”, diz Regiane.

No período da tarde, a programação foi coordenada pela educadora física Cristiane Oliveira, que apresentou os jogos cooperativos.  “Trouxemos atividades dinâmicas, jogos e danças para mostrar que é possível acabar com a cultura da competição, do individualismo, e trazer valores cristãos de respeito, de ajuda mútua, do trabalho em equipe, aliando essas ferramentas a catequese”, explica Regiane.

Ela encerra falando sobre a importância de ser o exemplo para a comunidade. “A gente ser cristão não é só aqui dentro da igreja, precisamos ser um exemplo lá fora e esse grande desafio é a gente sair de si, reconhecendo quem a gente é e ser para o outro também”, desafiou.

No encontro os participantes tiveram almoço e partilharam alimentos preparados em suas comunidades.

Camila Godoi
Pastoral da Comunicação