• Set Logo Section Menu from Admin > Appearance > Menus > "Manage Locations" Tab > Logo Section Navigation
Home Caçador recebe projeto internacional de preservação dos rios

Caçador recebe projeto internacional de preservação dos rios

Caçador recebe projeto internacional de preservação dos rios

Seminário do Projeto Rios terá palestras com especialistas e oficinas que ensinam técnicas de diagnóstico e recuperação de mananciais hídricos

Um Seminário em Caçador na sexta-feira (20 de abril) marca o lançamento do Projeto Rios na região Meio Oeste do Estado. A proposta inovadora nasceu na Espanha há 15 anos, seguiu para França e Portugal, e em setembro de 2017 foi lançada em Santa Catarina, durante a 24º Romaria da Terra e das Águas, em Pescaria Brava, Sul do Estado. Na região Meio Oeste o evento tem a participação da Diocese de Caçador, pastorais, entidades e movimentos populares.

O Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário de comunidades para diagnosticar recuperar, preservar e fiscalizar trechos dos rios que são importantes para a população. A metodologia de trabalho é simples: a comunidade forma uma equipe, adota um trecho de rio ou córrego, realiza visitas periódicas ao local para diagnóstico de ameaças e problemas e a partir daí, em conjunto com entidades e pesquisadores, organiza ações de recuperação e fiscalização.

O resultado deste trabalho em Portugal é impressionante, com mais de 250 km de rios e córregos recuperados e com fiscalização permanente. “Ultrapassa a luta ambiental e torna-se uma bandeira de integração da comunidade”, afirmou o responsável pela implantação do projeto em Portugal, Pedro Teiga.

“A comunidade é protagonista de todo processo, e com uma estrutura simples consegue mobilizar pela preservação de um recurso fundamental, que é a água. E as pessoas podem promover diversas atividades, desde a conscientização até ações objetivas, como a recuperação da mata ciliar, com plantio de árvores, a limpeza e a fiscalização de casos de poluição”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera, que preside o Fórum Para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa. O Fórum, a CNBB Regional Sul 4, a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a Cáritas e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão entre as entidades que organizam o Projeto Rios no Estado. A pedido do Fórum a Escola do Legislativo também é parceira nesta etapa de Seminários.

Padre Pedro criou o Fórum do Aquífero Guarani em 2003. Depois de 15 anos, o parlamentar manifesta preocupação com a situação dos recursos hídricos no Estado. Segundo ele, a falta de compromisso na gestão da água pode levar diversas regiões à escassez já na próxima década. “A região Meio Oeste já têm projetos significativos de preservação da água e dos rios, inclusive que já utilizam a metodologia do Projeto Rios. O Seminário pretende incluir mais comunidades e auxiliar na qualificação destes projetos que já existem”, destaca Padre Pedro.

Programação em Caçador

A programação do Seminário de Lançamento do Projeto Rios em Caçador terá palestrantes como o biólogo e professor aposentado da UFSC Ademir Reis, Doutor pela Unicamp, curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues; o pesquisador do projeto Rede Aquífero Guarani/Serra Geral, Luciano Henning, além de técnicos especialistas em análise da água e recursos hídricos, responsáveis pelas oficinas do projeto. O trabalho ensina as comunidades a, utilizando materiais caseiros, realizar a análise da qualidade da água e outras variáveis que importam à preservação dos rios.

Veja a programação completa

CAÇADOR – 20 de abril de 2018

LOCAL – Centro de Formação João Paulo II – km 9 – SC-350 / Linha Castelhano

8h – Acolhida e credenciamento
9h – Composição de Mesa / Mística
9h30 – Palestra Biomas da Mata Atlântica e Águas – Prof. Dr. Ademir Reis – UFSC
10h30 – Palestra A Importância dos Aquíferos – Prof. Msc. Luciano Henning
11h30 – Debate
12h30 – Almoço no local
13h30 – Apresentação Projeto Rios – Dr. Roque Favarin – Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) e Dr. em Sociologia Política
14h30 – Oficina Projeto Rios – Equipe Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu
16h – Visita ao rio Castelhano
17h – Encerramento

 

Author: diocesedecacador