Home Bispo de Caçador participa de audiência com Papa Francisco no Vaticano

Bispo de Caçador participa de audiência com Papa Francisco no Vaticano

Dom Frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, viajou para Roma para participar de uma audiência com o Papa Francisco, que se realizou no dia 26 de setembro, na Praça São Pedro no Vaticano.

Durante a audiência com o Papa Francisco, o bispo teve a oportunidade de manifestar-lhe apoio, falar sobre o Ano do Laicato no Brasil e pedir sua bênção para o Jubileu de Ouro da Diocese de Caçador. “Tivemos a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco e dizer que nós estamos em sintonia com ele, pela coragem e ousadia de renovar a Igreja no mundo todo. Ele nos acolheu com um sorriso e agradeceu pelas preces e orações. Foi um momento de muita emoção e alegria”, destacou o bispo.

Dom Severino também participou do congresso sobre a “Promoção e Formação dos Fieis Leigos: Boas Práticas” promovido pelo Dicastério dos Leigos, Família e Vida, de 25 a 28 de setembro, para falar sobre as práticas dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, tendo em vista as diversas experiências do Ano do Laicato no Brasil.

Além do bispo, membros da Comissão Episcopal Pastoral o para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Laudelino Augusto Santos Azevedo e Marilza Lopes Schuina participaram do congresso e se destacaram pela grande experiência com o laicato no Brasil.

Em sua fala no congresso, Dom Clasen desafiou a todos para um Ano Internacional do Laicato, causando manifestações positivas entre as conferências episcopais do mundo. “Em vista das significativas experiências do Ano do Laicato e missionariedade no Brasil, da organização da Assembleia dos organismos do Povo de Deus, do Congresso promovido pelo CELAM (Conferência Latino Americana), que acontecerá no Brasil e dessa sintonia promovida por este Congresso Internacional, por que não pensarmos no Ano Internacional do Laicato?”, indagou o bispo, em seguida outras conferências manifestaram apoio à ideia.

Conferências episcopais da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia, Oceania e Europa compartilharam suas experiências e refletiram sobre os processos e indicativos para a formação de leigos e leigas cristãos.

Juliana Rodrigues
Setor de Comunicação – Diocese de Caçador