Home Novos passos para a organização diocesana da Pastoral do Dízimo

Novos passos para a organização diocesana da Pastoral do Dízimo

No último sábado, 28/04, 15 pessoas participaram do segundo encontro formativo diocesano da Pastoral do Dízimo, na Paróquia São Francisco de Assis, em Caçador. O ecônomo da diocese, Pe. Lauro Kaluzny Filho, acolheu a todos e conduziu o momento de oração. Em seguida, Pe. João Casara iniciou a formação, abordando, essencialmente, o documento 106 da CNBB: “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”.

Dentro do primeiro capítulo estudou-se sobre o que é o Dízimo. “A compreensão da importância do dízimo depende de uma consciência de fé. Trabalhar o dízimo é se preocupar com a formação de fé do povo”, afirmou Pe. João. No estudo do segundo capítulo abordaram-se as orientações para a Pastoral do Dízimo: como se dá a implantação do dízimo; a necessidade da formação de equipes; a linguagem que deve ser usada com verbos como “contribuir” e “partilhar”; o Dízimo na Pastoral da Conjunto; e a importância da sensibilização, conscientização, formação e motivação permanente que resultem em um processo participativo.

Realizou-se a apresentação da realidade, indicativos e encaminhamentos das paróquias que partilharam no primeiro encontro de articulação da Pastoral do Dízimo em nível diocesano, que aconteceu em abril de 2017. Logo após, os presentes se dividiram em dois grupos para partilha, resultando em novos apontamentos:

• Manter o grupo de estudo, convidando demais representantes das paróquias que não se fizeram presentes;
  • Organizar um material e indicativos para a Pastoral do Dízimo;
  • Organizar material orientativo para desvincular o dízimo dos sacramentos;
  • Orientar para que o momento de devolução do dízimo seja realizado em uma determinada celebração eucarística, porém não no momento do ofertório;
  • Organizar equipe diocesana para a Pastoral do Dízimo, definindo um representante nas reuniões de cada microrregião;
  • Padronizar a contribuição com o envelope.

Pe. Lauro ressaltou que “é importante dar continuidade ao estudo para que se tenha um caminho próprio da nossa diocese”. O próximo encontrou ficou marcado para o sábado, dia 26 de maio, junto a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, no Centro de Formação São João Paulo II, no Castelhano, em Caçador.

Ana Paula Araújo
Pastoral da Comunicação.